Cinema Futebol Clube

Cinema Futebol Clube
"Se tentou e fracassou, se planejou e viu seus planos ruírem, lembre-se de que os maiores homens da história foram produtos da coragem, e a coragem bem sabemos, nasce no berço da adversidade."

terça-feira, 1 de junho de 2010

Essa tal de Jabulani...

Pois é, faltando poucos dias para a Copa do Mundo da África, as seleções vão chegando na África do Sul, e com isso, já se intalou o clima de copa ao redor do planeta.Os times vão chegando, e precisam treinar, então precisam de uma bola, certo?Óbvio, mas o que vêm causando polêmica é exatamente o instrumento de trabalho dos jogadores, a bola.
A Jabulani (no dialeto Zulu), que em português significa, celebração, não vem agradando os brasileiros e alguns outros jogadores.A bola foi feita especialmente para a Copa, foi testada por físicos em túnel de vento, contém 11 cores, que representam as etnias e dialetos da África do Sul, mas nada disso serviu para poupá-la de críticas.Certamente a bola deve ter custado alguns milhões a fabricante, que é a Adidas, patrocinadora oficial da Copa.
Para o brasileiro, goleiro mais que titular da seleção, Júlio César,  a bola 'parece com aquelas de supermercado'.Até então não é de se esperar que o goleiro elogie a bola, afinal, dizem que é uma bola leve, que pega muito efeito, ou seja, péssima para quem tem que evitar os gols, mas muito boa para quem deve marcar os tentos.Então era de se esperar uma posição contrária dos atacantes e demais jogadores de linha, mas não é o que acontece, Luís Fabiano, Felipe Melo e Júlio Baptista também reclamaram, até mesmo o atacante Robinho, que disse que 'O cara que fez essa bola nunca deve ter jogado futebol'.
Pois bem, será que essa bola é realmente ruim?Não posso afirmar, nunca joguei com ela, mas quem não deve estar nem um pouc feliz é Herbert Hainer, presidente mundial da Adidas, que busca ter uma grande evolução da marca na América Latina, e com tais críticas, acaba dando aquela desvalorizada, péssima em qualquer negócio.
O que chama a atenção, é que a seleção brasileira é patrocinada pela Nike, a grande empresa do ramo, e maior rival em termos de mercado, da Adidas.Seria então uma disputa entre concorrentes?Pode ser, mas nós não temos como saber.
A copa vai começar, será que depois de alguma derrota vai ter gente culpando a bola?

Veja como é a produção da bola:


Um comentário:

  1. Uma bola que custa R$400,00 no Brasil naum pode ser tão ruim assim.

    Mais uma coisa eh certa, o marketing negativo perante a imagem do produto da Adidas eh notório.

    Isso porque a opinião dos jogadores da seleçaõ braisleira que eh a melhor seleção da Copa, isso porque ganhou todos os últimos campeonatos disputados e eh a atul seleção nº 1 do ranking da FIFA, sao de extrema importancia a opinião desses jogadores....

    Mais o porque do "Coro" desse jogadores é estranho, isso pq o Nilmar, em uma coletiva falou que a bola não era ruim, e que os goleiros que iam falar mal da redonda. Não sei se o atacante da seleção brasileira eh patrocinado ou naum pela Adidas, tentei fazer uma breve pesquisa mais n achei nada.

    Mais na verdade mesmo queria jogar uma pelada com a Jabulani para sabe se ela eh ruim ou não.

    Se você me permitir, eu poderia publicar essa sua resenha com todas as referencias e fonte em meu blog, para podermos abrir mais o leque de discussão. Até porque ele aborda o tema do Publicidade Esportiva.

    Achei muito bom esse seu post, ele eh muito interessante.

    Abraços

    ResponderExcluir