Cinema Futebol Clube

Cinema Futebol Clube
"Se tentou e fracassou, se planejou e viu seus planos ruírem, lembre-se de que os maiores homens da história foram produtos da coragem, e a coragem bem sabemos, nasce no berço da adversidade."

domingo, 9 de janeiro de 2011

A cara do RJ 2016

A logomarca das olímpiadas do Rio em 2016 foi escolhida no fim do ano, e muitos (a grande maioria) gostaram do que viram, ao contrário da logo da copa em 2014, que foi rejeitada e foi alvo de piadas por suas formas e cores que realmente não trazem uma força e muito menos tem cara de Brasil, totalmente estranha e que mereceu ser contestada, afinal, demoraram tanto para fazer aquilo?Sinceramente, dava pra fazer algo bem mais criativo, tudo bem que não sou nenhum profissional da área, mas se me pedissem eu capricharia mais, tinha de ser algo com mais vida, que chame mais a atenção e que possa ser explorado o potencial de sua própria imagem, para render frutos financeiramente, criando produtos e mais produtos com a marca, mas o sucesso não será tão grande assim, pelo que vimos.
A logo do RJ 2016 é muito interessante, como os próprios criadores e membros do COI (Comitê Olímpico Internacional) e COB (Comitê Olímpico Brasileiro), disseram, é uma lodo inovadora na história das Olímpiadas, é em 3D, algo que de certa forma revolucionou na criação de logos para eventos esportivos.A forma com que criada possibilita várias possibilidades de uso, pois pode ser feita em forma de miniaturas, já que sua forma em 3D dá essa possibilidade.É interativa, animada, e mostra, na minha opinião, a cara do RJ e do Brasil, com as cores brasileiras e uma imagem que dá a sensação de união e alegria, uma cara de receptividade enorme, que são marcas do povo brasileiro.Foram 139 agências de publicidade, e a vencedora foi a Tátil, que já foi acusada de plágio e alvo de várias comparações.Após poucas horas depois do anúncio da Logomarca, muitos já comparavam-na com diversas imagens semelhantes, inclusive a pintura "A dança" do pintor francês Matisse, e também com a logomarca da Telluride Foundation, ong que arrecada fundos para a cidade de Telluride no Colorado.
Mas Fred Gelli, sócio e diretor da empresa afirmou que já 'estava esperando por comparações com outras marcas'.
Quanto a acusação de plágio da marca da ong americana, ele diz que não tinha conhecimento da ong e afirmou também que ela não tem nada a ver com a logo do RJ 2016 por ela ser tridimensional, proporcionando interação do público com a marca.
De qualquer forma, a logo do RJ 2016 foi muito bem escolhida, e tem potencial para ser explorada ao máximo nos próximos anos, e que venha 2016, com a alegria da Logomarca oficial dos jogos.

2 comentários:

  1. Fala aê meu amigo!

    Como comentei em meu blog, eu particularmente apenas diria que figuras humanas de mãos dadas, ainda que com um tratamento gráfico diferenciado, é batido demais, quase um jargão visual.

    Penso que não foi um plágio, mas sim talvez, um caso de “falta de criatividade”. Uma pesquisa básica de palavras-chave no Google provavelmente retornou toda a “inspiração”.

    Abraçosss

    ResponderExcluir
  2. Eu achei muito bom, apesar de realmente ser batida essa ideia de pessoas de mãos dadas, eu acho que ela tem uma característica muito interessante e que mostra um pouco da cara o povo do Brasil!

    ResponderExcluir